BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Práticas sustentáveis para o sistema carcerário do Estado


22/05/2012 - 19h09m
Representantes de cerca de 30 unidades prisionais mineiras, se reuniram na terça-feira (22) para discutir conceitos e boas práticas relacionadas ao meio ambiente e à inclusão social no I Encontro de Sustentabilidade do Sistema Prisional. As discussões foram norteadas por palestras ministradas por diversos especialistas da área. A ideia é que, a partir da troca de informações, os diretores de presídios e penitenciárias do Estado possam pensar e aplicar em suas unidades novas ações e procedimentos, promovendo uma verdadeira cultura sustentável no sistema prisional.
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, lembrou a evolução pela qual o sistema prisional passou nos últimos anos.
-Houve construção de mais de cem unidades e crescimento da massa carcerária, mas o sistema tornou-se referência em respeito à dignidade dos seres humanos. A preocupação com a sustentabilidade é um passo adiante e coloca, mais uma vez, Minas Gerais à frente no processo de humanização, afirmou.
O encontro foi promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade e Ação Social da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). De acordo com o subsecretário Murilo Andrade de Oliveira, o objetivo, com a criação do Núcleo, era não só conscientizar as pessoas do sistema prisional, mas também mostrar à sociedade todo o trabalho que o indivíduo privado de liberdade pode desenvolver.
-É importante que o preso saiba que é útil à sociedade e que ele também pode trabalhar para melhorar o mundo em que vive, disse.

Exemplo
Atualmente já existem diversas iniciativas sustentáveis no sistema prisional, como coleta seletiva, recolhimento de pilhas e doação de alimentos a instituições carentes. A ideia, no entanto, é ampliar as ações.
-A ideia foi extremamente feliz, extremamente atual, e, sem dúvida nenhuma, temos que pensar a sustentabilidade em todas as atividades dos seres humanos, como parte do negócio, não de forma periférica, mas como forma de ter uma vida melhor, declarou o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos Santos.

http://www.onorte.net/noticias.php?id=38607
São Lourenço é contemplada no Sistema prisional de Minas Gerais e recebe novas viaturas para reforçar segurança

Foram entregues 55 viaturas para unidades prisionais do Estado
O sistema prisional de Minas Gerais passa a contar com 55 novas viaturas para transporte de presos. Cinquenta unidades prisionais de Belo Horizonte e do interior do Estado foram beneficiadas. Os veículos restantes foram encaminhados ao Comando de Operações Especiais (Cope) e à Superintendência de Segurança Prisional (SSPI), ambos da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
As chaves dos veículos foram entregues aos diretores e representantes das unidades contempladas pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira. A solenidade foi realizada no pátio da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Do total de viaturas entregues, 50 veículos, modelo Fiat Pálio Weekend Locker, foram adquiridos com recursos do Governo de Minas, que investiu R$ 2,4 milhões. As outras cinco viaturas, modelo Fiat Ducato Cela, foram doadas pelo Ministério da Justiça (MJ) a Subsecretaria de Administração Prisional.
A renovação da frota faz parte do projeto Expansão, Modernização e Humanização do Sistema Prisional. “Minas Gerais cresceu na gestão da segurança pública e expandiu o sistema prisional. A entrega dessas viaturas é mais uma demonstração dos investimentos que esta área vem recebendo ao longo dos últimos oitos anos”, declarou Lafayette Andrada.
Para Murilo Andrade, os novos veículos representam um ganho de qualidade e agilidade nas ações desempenhadas pelos profissionais das unidades prisionais.
Ao final do evento, o secretário agradeceu e parabenizou a todos os responsáveis por garantir o constante trabalho de humanização e ressocialização no sistema prisional. “Se não mantivermos a atenção e a dedicação que estamos tendo, quem perde é a sociedade, e não podemos permitir que isso aconteça,” disse.
Expansão
O sistema prisional no Estado de Minas Gerais passou de 5.381 vagas em 2003, para 26 mil vagas em 2011. Atualmente, a Subsecretaria de Administração Prisional administra 129 unidades, entre presídios, penitenciárias, hospitais, centro de apoio médico e pericial, casas para albergados e um centro de referência à gestante privada de liberdade.
Lista das unidades contempladas
Presídio de Alfenas
Presídio de Almenara
Presídio de Araguari
Presídio de Araxá
Presídio de Baependi
Hospital Psiquiátrico Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena
Presídio de Barbacena
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp)- Bairro Gameleira – Belo Horizonte
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) – Centro Sul – Belo Horizonte
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) – Contagem
Presídio de Caeté
Presídio de Conselheiro Lafaiete
Complexo Penitenciário Nélson Hungria, em Contagem
Presídio de Coronel Fabriciano
Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá
Penitenciária Francisco Floriano de Paula – Governador Valadares
Presídio de Governador Valadares
Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho – Ipaba
CERESP – Ipatinga
Presídio de Itajubá
Presídio de João Monlevade
Presídio de João Pinheiro
Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires – Juiz de Fora
Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) – Juiz de Fora (2)
Presídio José Edson Cavalieri – Juiz de Fora (
Presídio de Lavras
Presídio Regional de Montes Claros
Presídio de Oliveira
Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo – Pará de Minas
Presídio de Passos
Presídio Sebastião Satiro – Patos de Minas
Penitenciária Deputado Expedito Farias de Tavares – Patrocínio
Presídio de Poços de Caldas
Complexo Penitenciário de Ponte Nova
Presídio de Pouso Alegre
Centro de Apoio Médico e Pericial – Ribeirão das Neves (2)
Presídio Feminino José Abranches Gonçalves – Ribeirão das Neves
Presídio de Santos Dumont
Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria – São Joaquim de Bicas
Presídio de São Lourenço
Presídio de Teófilo Otoni
Penitenciária de Teófilo Otoni
Penitenciária de Três Corações
Presídio de Ubá
Penitenciária Professor Aluísio Ignácio de Oliveira – Uberaba
Presídio Professor Jacy de Assis – Uberlândia
Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga – Uberlândia
Presídio de Visconde do Rio Branco
Fonte:
Agência Minas GOV
Divulgação/Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário